top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Humberto Dias

Propósito, formação e auditoria: o novo mundo da felicidade no trabalho



Escrevo este artigo na qualidade de aluna da 1ª edição da Pós-Graduação de Bem-Estar e Felicidade Organizacional, da Egas Moniz School of Health & Science.


O Bem-estar e a Felicidade são temas prioritários nas empresas e comunidades e como tal, iremos potenciar o nosso conhecimento e competências para criar culturas de felicidade organizacional, assim como estarmos capacitados para a implementação e auditoria de sistemas de gestão, de acordo com a atual norma - NP4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional.


Quando seguimos o nosso propósito, estamos a criar um projeto que irá contribuir para a sustentabilidade do negócio e da vida das pessoas, refletindo diretamente para o ODS 3 – Saúde e Bem-estar e ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico.


Iniciámos esta jornada de aprendizagem e partilha com excelentes professores, no dia 24 de Outubro, onde abordámos temas como a "Anatomia da Felicidade", "Felicidade no Trabalho", "Riscos Emergentes: estamos a contruir um mundo para quem?"


Contudo, destaco a apresentação do professor Jorge Humberto Dias, Filósofo da Felicidade. Confesso que foi a Filosofia, o “Amor pela Sabedoria”, que me fez apaixonar mais tarde pela Psicologia, estudo científico do comportamento e processos mentais, no qual me formei e especializei. Inicia com Warren Berger “Lanterna das Perguntas”, ou mais conhecido com o seu livro “A Arte de Fazer Perguntas”, em como o poder da interrogação tem um impacto brutal na criação de novas ideias, projetos disruptivos e com impacto significativo na sociedade.

Realço, o conceito HAPPY SCHOOLS, que chegou a Portugal em 2021, com a Direção-Geral de Administração Escolar (Ministério da Educação) e a Universidade Atlântica a fazerem uma parceria para o desenvolvimento de Cursos de Formação para Diretores Escolares e Professores.

Tenho explorado cada vez mais o projeto de investigação "Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)". Saliento uma das frases que me ficou na mente deste relatório, edição de 2023: “A verdadeira medida do progresso é a felicidade das pessoas”.


Desafio Lançado ... Desafio Aceite! Avaliar o nosso dia. A criação de um novo Hábito. Sabemos que o hábito é uma rotina de comportamento. Então, para adotar um novo hábito saudável, é fundamental consistência, regularidade e contexto. Sendo assim, o professor Jorge Humberto Dias, pediu-nos para registarmos num Diário de Bordo Digital um momento do nosso dia, durante 15 dias seguidos. O que registar? 1) Hora e local de

início. 2) O que avaliou do seu dia? 3) Aspetos positivos. 4) Desafios. 5) Duração

do momento de avaliação. E em cada dia, deu sempre feedback das nossas partilhas diárias. Um excelente exercício que continuo... mesmo depois dos 15 dias 😊.


Nesta aula, aprendi tanto e saí com a minha mente num turbilhão de ideias.


De que forma posso contribuir para um futuro, onde a felicidade chegue a diferentes comunidades: educação, saúde, empresas, lares, ONG’s ...


Vamos Fazer Acontecer!



Carla Moura Relvas

Accenture Learning Partner & Wellbeing Country Lead

65 visualizações0 comentário
bottom of page