top of page
Aula Aberta Raul Varela Barros 2.jpg

Inscrições encerradas para a Aula Aberta.

O Seminário de Estudos sobre a Felicidade surgiu em abril de 2019 no Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, na sequência do trabalho desenvolvido pelos investigadores do Projeto "Perspetivas sobre a felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)".

 

Depois da realização de inúmeras conferências em Portugal e no estrangeiro, a publicação de artigos e a realização de mais de 100 entrevistas exploratórias a pessoas que trabalharam o tema da felicidade na sua atividade profissional, é essencial dar continuidade aos trabalhos de análise documental, de partilha e de debate de perspetivas (filosófica, psicológica, política, educativa, económica, etc.).

A felicidade é uma realidade vital e racional complexa e multifactorial, que exige a multi e interdisciplinaridade. Assim, neste Seminário continuaremos a ter convidados de várias áreas científicas.

O horizonte de fundo são os Relatórios Mundiais de Felicidade. O foco principal é o lugar de Portugal nesses Relatórios. O pior lugar foi um 94º (2015). O melhor lugar foi um 56º (2022).

Algumas questões pertinentes são: 

 

a) Como explicar o lugar de Portugal no Ranking?

b) Terá Portugal potencial para subir no Ranking?

c) Que comparações poderemos fazer entre Portugal e outros países?

d) Porque é que a Finlândia esteve em 1º lugar nos Relatórios de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022?

e) Poderemos melhorar os critérios de avaliação e medição da felicidade (utilizados pela ONU)?

f) O que mais impacta a felicidade das pessoas? E das Organizações?

g) Como explicar o desenvolvimento da profissão de Happiness Manager?

h) Qual o papel da educação na felicidade das pessoas e de um país?

O Relatório de 2012 considerou que a ética das virtudes era uma teoria filosófica que devia ser explorada no futuro, devido ao seu valor/potencial para ajudar os Governos dos vários países a realizarem um trabalho capaz de promover vidas e Organizações mais felizes. 

Sugestões de exploração: "Uma História da Felicidade", de Darrin MacMahon; "Ética a Nicómaco", de Aristóteles; "Da vida feliz", de Séneca; "Carta sobre a Felicidade", de Epicuro; "Diálogo sobre a Felicidade", de Santo Agostinho; "Utilitarismo", de Stuart Mill; "A Conquista da Felicidade", de Bertrand Russell; "A Felicidade Humana", de Julián Marías; "O Conteúdo da Felicidade", de Fernando Savater; etc.

Lista de sessões já realizadas:

1ª Edição (Organizada pelo investigador coordenador Jorge Humberto Dias. Regime presencial na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa)

- 1ª Sessão: Mónica Leal (Universidade Lusófona) - "Desenvolvimento e validação de uma Escala de Afetos".

- 2ª Sessão: Ionara Silva (NOVA Information Management School) - "Living to Love".

- 3ª Sessão: Osvaldo Peuyadi (Universidade Europeia) - "Ética da Felicidade".

- 4ª Sessão: Lidiane Daniel (Universidade do Algarve) - "A Felicidade em Construção: Práticas e Dinâmicas Sociais".

- 5ª Sessão: Filipe Calhau (CEFi | UCP) - "A Ética de Aristóteles".

- 6ª Sessão: Jorge Humberto Dias (CEFi | UCP) - "As Ocupações Felizes e a sua História".

- 7ª Sessão: Tiago Pita (CEFi | UCP) - "A Therapist´s View of the Good Life: The Fully Functioning Person".

- 8ª Sessão: Leonor Haydée Viegas (CEFi | UCP) - "Cohousing: Modelo Residencial Colaborativo e Capacitante para um Envelhecimento Feliz".

- 9ª Sessão: Vítor Cândido José (CEFi | UCP) - "Felicidade e Instituições Políticas".

2ª Edição: (Organizada pelo investigador coordenador Jorge Humberto Dias. Regime presencial na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa)

- 10ª Sessão: Marie Kölle (Critical Techworks - Grupo BMW) - "Ser Diretora de Felicidade numa Empresa".

Suspensa devido à Pandemia

3ª Edição (Organizada pelas investigadoras: Catarina Arouca, Regina Ruivo, Fátima Pereira da Silva e Joana Araújo [Estagiária]. Regime Online)

- 12ª Sessão: Ricardo Costa (CEO do Grupo Empresarial Bernardo da Costa) - "O Departamento de Felicidade da Empresa".

- 13ª Sessão: Pedro Pimpão (Presidente da Câmara Municipal de Pombal) - "O Pelouro de Felicidade da Câmara Municipal".

- 14ª Sessão: Saulo Marinho (Professor na Secretaria Regional de Educação da Madeira) - "Será a Felicidade um Transtorno Psiquiátrico?"

4ª Edição (Organizada pelo investigador coordenador Jorge Humberto Dias. Regime Online)

- 15ª Sessão (25/01/2023): Filipe Pontes (Presidente do Colégio de Auditoria na Ordem dos Economistas) - "Análise do Índice Português de Bem-Estar".

- 16ª Sessão (15/02/2023): Ana Guerreiro (Cognitive Scientist na DCG LAB) - "Quais as razões para o Fluorishing at Work?"

- 17ª Sessão (15/03/2023): Joana Pena Ferreira (Consultora de Talento e Desenvolvimento) - "Quanto custa o stress nas Organizações em Portugal?"

- 18ª Sessão (12/04/2023): Sofia Lourenço (Professora e Membro Fundadora da RIPEF) - "Selo Happy School: Um compromisso da Educação"

- 19ª Sessão (17/05/2023): Liliana Patrício (Consultora de RH e Felicidade Corporativa) - "Softs Skills & Felicidade no Trabalho: qual a relação?"

- 20ª Sessão (14/06/2023): Teresa de Noronha (Professora Catedrática da Universidade do Algarve) - "O Impacto do Enquadramento Urbano no Bem-Estar e na Felicidade."

- 21ª Sessão (12/07/2023): Beatriz Madureira (Coach de Alta Performance) - "O efeito do Coaching na felicidade e no bem-estar."

- 22ª Sessão (05/07/2023): Ausenda Oliveira (Presidente da CT219 - NP4590: Norma Portuguesa de Bem-Estar e Felicidade Organizacional) - "Qual vai ser o impacto da NP4590?"

- 23ª Sessão (18/10/2023): Liliana Sequeira (CEO da Mighty Mind) - "Segurança, Saúde e Felicidade no Trabalho."

- 24ª Sessão (15/11/2023): Diamantino Ribeiro (Professor Universitário e Consultor Empresarial) - "O Ministério da Felicidade dos EAU: Que ideias para Portugal?"

- 25ª Sessão (13/12/2023): Sandrina Leal (Professora Universitária e Doutoranda) - "O impacto da Mentoria e da Felicidade no desempenho organizacional - Estudo de caso."

5ª Edição (Organizada pelo investigador coordenador Jorge Humberto Dias. Regime Online)

- 26ª Sessão (24/01/2024): Sofia Pereira (Especializada em Liderança Positiva e Felicidade 5.0. Autora do livro "Como ter tempo para tudo?") - "Que relação existe entre o tempo e a felicidade?"

- 27ª Sessão (21/02/2024): Lúcia Palma (Partner na empresa Be Agile e Docente na PG Liderança Positiva e Felicidade 5.0 no ISLA de Santarém) - "Como é que os RH podem ser ágeis?"

- 28ª Sessão (27/03/2024): Isabel Cabacinho (Psicóloga no Sporting e APAV) - "Que impacto terá a felicidade nos atletas?"

- 29ª Sessão (17/04/2024): Rui Brites (Professor no ISEG) - "Qual a melhor forma de medir a felicidade? - Abordagem sociológica."

- 30ª Sessão (22/05/2024): Dulce Forte (Presidente da Direção da Associação Internacionalização e Inteligência Económica) - "Qual o lugar do dinheiro na felicidade?"

- 31ª Sessão (19/06/2024): Vânia Bruno (Psicóloga na Câmara Municipal de Oeiras) - "Da Responsabilidade Social à Felicidade Sustentável".

- 37ª Sessão (10/07/2024): Guilherme Reolon de Oliveira (Corporate Philosopher na gr.phi - Brasil) - "Como é que um Filósofo ajuda uma empresa a ser mais feliz?"

- 32ª Sessão (24/07/2024): Cátia Arnaut (Diretora na Merkle) - "As determinantes do Bem-Estar a nível nacional".

- 33ª Sessão (25/09/2024): Rui Delgado (CEO da M&A Worlwide) - "Qual o impacto da felicidade numa Organização?"

- 34ª Sessão (16/10/2024): Daniela Lima (Professora no Instituto Politécnico de Setúbal) - "Qual a diferença entre bem-estar e felicidade?"

- 35ª Sessão (15/11/2024): Carla Relvas (Investigadora do Projeto) - "A felicidade intergeracional no mundo empresarial."

- 36ª Sessão (11/12/2024): Mónica Penilo (Gestora na empresa Leroy Merlin) - "A liderança maios feliz".

´Próximo Seminário (Inscrições abertas)
- Evento Online no Microsoft TEAMS do Projeto

Projeto Perspetivas Felicidade.jpg
bottom of page