top of page
Buscar
Foto do escritorJorge Humberto Dias

Projeto "Happy Schools and Education for Happiness"



No âmbito da Linha de Investigação "Educação", o nosso Projeto tem desenvolvido algumas atividades.

A mais importante tem sido a análise do Relatório da UNESCO sobre o tema das Happy Schools e, juntamente com outra literatura temática, temos dinamizado Formação Avançada em ambiente universitário, sendo de destacar a Unidade Curricular "Educação para a Felicidade", lecionada pelo Prof. Dr. Tiago Pita no Curso de Pós-Graduação em "Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional", a funcionar atualmente, em 2ª edição, na Universidade Atlântica.

Em 2018 e 2019, o nosso Projeto recebeu convites de várias Escolas para colaboração em atividades várias, desde palestras, workshops, peças de teatro, ações de formação, etc.






No 2º volume do nosso Projeto poderá encontrar um artigo sobre Pedagogia da Felicidade, da autoria do investigador Felipe Calhau, inspirado na teoria filosófica de Aristóteles e enquadrado na abordagem dos Relatórios Mundiais de Felicidade (ONU).

No passado mês de fevereiro terminou uma Ação de Formação Contínua para professores do Ensino Secundário sobre o tema da Felicidade na História da Filosofia e na Atualidade. Para além do Prof. Dr Tiago Pita, foi também formador o Prof. Dr. Jorge Humberto Dias. No módulo final, os formandos apresentaram planificações várias de aulas e atividades escolares sobre o tema.

Paula Justiça e Paula Ribau, docentes de Filosofia na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (e formandas na referida Ação), em articulação com a professora bibliotecária, com os restantes professores que aderiram ao projeto e com o Jornal "Gafanhoto", estão a dinamizar um conjunto de ações que envolvem dezenas de alunos e professores.


O Jornal "Gafanhoto" pode ser consultado AQUI onde poderá ser acesso a vários trabalhos de alunos (supervisionados pelos seus docentes).


Ainda esta semana, formos informados que algumas Escolas se encontram a dialogar informalmente, com o objetivo de criar uma Rede Nacional de Escolas Promotoras de Felicidade.

Contamos ter mais novidades em breve.


421 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page