top of page
Buscar

Já está disponível para download o Estudo científico "Aumentar a Felicidade Organizacional através da Filosofia: um Estudo-de-Caso da iniciativa (h)Appy-Phi na empresa Centralmed"

  • Foto do escritor: Jorge Humberto Dias
    Jorge Humberto Dias
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura


ree

A autora do Estudo foi a Mestre Claúdia Chan, realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Empresas, organizado pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Os orientadores do Estudo foram os professores Jorge Humberto Dias e Rui Gonçalves.


Resumo:


O objetivo desta tese é explorar a integração da filosofia e da empresa, realçando a forma como uma combinação de princípios filosóficos, particularmente nas áreas da ética, felicidade e bem-estar, pode aumentar a satisfação dos trabalhadores, a cultura organizacional e o desempenho global da empresa. A filosofia pode melhorar o pensamento crítico e a tomada de decisões éticas em finanças, liderança, responsabilidade social das empresas e gestão de recursos humanos. A felicidade e o bem-estar têm um impacto positivo na produtividade e na satisfação profissional. Este artigo examina o (h) Appy-Phi como uma ferramenta para integrar a filosofia e a prática empresarial para melhorar o bem-estar dos trabalhadores e o desempenho organizacional. Este estudo examina o programa (h)Appy-Phi da CENTRALMED e encontra uma forte ligação entre as filosofias pessoais dos colaboradores e os ideais empresariais da Centralmed, o que tem um impacto positivo na satisfação e no desempenho geral do local de trabalho. Alguns aspectos das operações da organização poderiam ser melhorados, particularmente nas áreas da ética e da comunicação. Além disso, um ambiente de trabalho positivo, comunicação clara, respeito, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento profissional têm um impacto significativo na satisfação dos funcionários e no bem-estar organizacional. O desenvolvimento de uma clareza ética, de uma comunicação aberta e de uma cultura de apoio é essencial para que o local de trabalho corresponda às crenças pessoais dos trabalhadores e melhore a sua felicidade, bem-estar e produtividade.


Referência bibliográfica: 

Weng Ian Chan (2024). Enhancing organizational happiness through philosophy: A case study of the (h)appy-phi initiative at centralmed [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34070

Download da Estudo AQUI

 
 
 

Comentários


Fundação:

- 10/2017:

Universidade Católica Portuguesa | Centro de Estudos de Filosofia.

Apoio:

- 11/2020:

Gabinete PROJECT@ - Consultoria.

Assine aqui a nossa Newsletter e

receba as novidades no seu email.

Telemóvel:

(00351) 924477784

E-mail: geral@gabinete2project.onmicrosoft.com 

© 2017 - 2024.

Criado com Wix.com

bottom of page