Todos deveriam conhecer a Filosofia do Hospital New Amsterdam (EUA)
- Gabinete PROJECT@

- 4 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Trata-se de uma série que está neste momento na NETFLIX.
Este é o desafio que temos para si!
2 temporadas, cerca de 40 episódios à sua disposição. E em breve, mais 3 temporadas.
Mas vamos diretos ao assunto!
Já conhecia o Hospital New Amsterdam? Se não, aconselhamos uma pesquisa rápida pela internet.
E por que é que estamos a fazer este desafio?
Todos os CEO´s de empresas, Reitores de Universidades, Diretores de Escolas, Presidentes de Câmaras Municipais, Ministros, etc. deveriam ver esta série. Porquê? Porque explora, de forma atual e com base em abordagens modernas de topo, o tema da liderança, da gestão de pessoas, da promoção da felicidade no trabalho, da filosofia da Organização, etc.
O episódio nº 8 (Temporada 1) explora o Dilema Filosófico de Rabino Skillman (que poderia ser um de nós ou até um familiar nosso), um paciente com cancro: Opção A - Ir para casa e viver 1 ano com o amor da sua família. Opção B - Submeter-se a uma cirurgia com 90% de alto risco. Qual terá sido a decisão de Skillman? E qual seria a sua decisão?
Nesse mesmo episódio 8 (que parece ser um dos mais intensos e ricos da série), temos o Caso Filosófico de Amy, uma jovem com enxaquecas e que vai à consulta de Neurologia, acompanhada da sua mãe, Chiang. O médico diagnostica stress e sugere consultas de Aconselhamento (Counseling, no original, embora a série traduza para "Terapia"), mas a mãe recusa. No caminho para casa, Amy atira-se para a linha do Metropolitano... Felizmente, sobrevive e Iggy Frome (Psiquiatra do Hospital), consegue iniciar um processo de Aconselhamento com Amy e descobre vários outros problemas (igualmente, com dimensão filosófica).
O episódio nº 13 explora a importância do propósito no local de trabalho e sua articulação com a questão da missão do Hospital. Este processo faz parte da nova filosofia do novo diretor clínico do Hospital, Max Goodwin.
Se estes temas lhe interessam, de facto, esta série pode ser muito útil para a promoção de um diálogo entre amigos, colegas de profissão e/ou de organização, mas também pode ser pertinente o seu uso em contexto de formação.
Fica a sugestão.
Se quiser partilhar a sua experiência nos comentários, estamos disponíveis. Obrigado.



Comentários