top of page

Jornal HOY em Espanha faz reportagem sobre o aumento do número de Empresas a contratar Filósofos


O título da reportagem é: "Filósofos, os novos gurus das empresas".


Refere que os Filósofos estão entre os profissionais mais procurados pelas empresas, pois há um elevado interesse por pensamento crítico, criatividade e ferramentas para gerir as questões éticas da era digital.


O trabalho foi realizado pelo jornalista Icíar Olano. Edição de 25 de maio de 2020, Jornal HOY.


A imagem atual do filósofo contemporâneo está claramente ligada ao individuo que investiga e faz análises críticas.


"Na Noruega, um filósofo ajuda a gerenciar o fundo de pensão do governo, redirecionando as receitas de petróleo e gás para bons investimentos públicos. Nos Estados Unidos, a American Guild Association aconselha as empresas a tomar decisões éticas e benéficas. Em grandes setores de tecnologia, como Apple, IBM, Google ou Microsoft, onde surgem os maiores desafios filosóficos, eles têm um na equipe há anos."


Mas o que fará um Filósofo numa empresa?


"Pensar fora da caixa", juntamente com os CEO's - diz Gonzalo Mendoza, diretor da Escola de Filosofia de Madrid.



"Gonzalo Mendoza, especialista em finanças dos principais bancos, fundou a sua Escola de Filosofia em 2004. Atualmente, a Escola tem 60 estudantes. A grande maioria, executivos, gerentes de empresas, bancos ou diretores, que "saem dessa reflexão instrumental vocacionada para o lucro e para a obtenção de resultados" para viajarem "à raiz do problema" com a ajuda de Sócrates, Hegel, etc.."


"Entre os alunos mais veteranos e aplicados desta Escola está Santiago Eguidazu, presidente do banco de investimentos Alantra. Embora a economia seja a sua profissão (integrou a equipa que fundou o Sistema Monetário Europeu e, mais tarde, a que negociou a adesão de Espanha à Comunidade Europeia), a sua paixão pelo pensamento e pela ética foram ganhando força.


Até que fundou Avarigani, uma editora especializada em filosofia, fez um mestrado sobre esta matéria e está a preparar uma tese de doutoramento sobre o conflito de interesses como um instrumento fundamental na deliberação de problemas éticos."

"De acordo com o Relatório mais recente, preparado pela EAE Business School, em conjunto com a Associação Espanhola de Diretores de Recursos Humanos e o CEOE, o trabalho mais procurado é o de um Especialista em Ética de dados e inteligência artificial."


"Vamos pensar em uma equipa que cria um algoritmo para seleção automática de profissionais. Ao seu lado, ela precisa de um Filósofo que reflita sobre as variáveis ​​de idade, género, área geográfica ou outras que devam ser introduzidas para evitar preconceitos e discriminação. O mesmo ocorre quando se trata de conceder crédito on-line », expõe a Palentina Pilar Llácer, diretora de análise e Filósofa especializada em Ética de dados."

A colombiana Liliana Acosta, Filósofa especialista em humanismo digital, trabalhou no Ministério da Educação e depois criou a sua própria empresa de consultoria, "Thinker Soul", e faz parte do Comité de especialistas do Center for Collaborative Intelligence Research, uma empresa privada sediada em Madrid «Os problemas da tecnologia não podem ser resolvidos a partir da tecnologia. É necessário um "Chief Philosophy Officer" que coordene o pensamento nas corporações.


Fomos conhecer melhor esta empresa de Filosofia e encontrámos uma metodologia muito interessante, assim com uma equipa de profissionais com elevada qualidade. Por exemplo, Ignacio Navarro é o conselheiro filosófico e Enrique Baldomero é o conselheiro académico (foi presidente da Sociedade Espanhola de Psiquiatria). No seu website, encontrámos citações de grandes empresários e empreendedores, que decidiram realizar formação em Filosofia: Mike Krieger, fundador do Instagram e Peter Thiel, fundador do Paypal.






81 visualizações0 comentário
bottom of page