Empresários de sucesso estudam Filosofia
- Gabinete PROJECT@

- 11 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Esta semana temos dado a conhecer vários alunos famosos da Escola de Filosofia de Madrid, liderada por Gonzalo Mendoza, graduado em Finanças pelas George Washinton University (EUA). Esta Escola foi fundada em 2004 e nela têm estudado altos quadros executivos de várias Organizações. Um curso completo de Filosofia custa € 4750,00. As turmas têm no máximo 15 alunos.
Curiosamente, Botín assinava as suas colunas no Jornal El País como "Aluno da Escola de Filosofia. (Fonte: Juan Galiacho, 29/7/2017, El Español)
Jaime Botín, ex-presidente do Bankinter, mas ainda o maior acionista, frequentou, em 2011, a Escola de Filosofia. Antes, tinha estudado direito e economia na Universidad de Deusto.
Segundo a revista Forbes, de 3 de abril de 2019, Jaime Botín está em 1281, na lista dos bilionários.
Já o seu pai era um adepto do livro "A arte da guerra", escrito pelo Filósofo Sun-Tzu.

"Aquele que ocupa o terreno primeiro e espera o inimigo tem a posição mais forte. O que chega mais tarde e se precipita ao combate já está debilitado."
O ritmo de Botín foi impressionante e num ápice comprou o Banesto, o Central e o Hispano, colocando o Santander no topo de Espanha.
Expandiu o Santander para a América Latina, Reino Unido, Polónia, Estados Unidos da América, contratava os melhores colaboradores, pagava os melhores salários. Em pouco tempo tornou-se Líder na Europa e um dos primeiros no mundo.
Não esqueçamos que em 1986 o Santander era uma empresa familiar.
(Fonte: um trabalho do jornalista Miguel Noceda para o Jornal El País (10/9/2014), com o título "Os empresários filósofos")
Ontem já falámos de Santiago Eguidazu, também estudante da Escola de Filosofia de Madrid. É o presidente do Banco Alantra (um dos principais bancos de Espanha). Mas antes estudou numa Escola de Escrita Criativa. Mais tarde, na UNED, fez o seu doutoramento sobre "Filosofia dos conflitos de interesse".
José Ignacio Goirigolzarri é o presidente do Bankia (o 4º maior banco de Espanha).
Eguidazu tem uma visão muito interessante: considera que os Filósofos são empresários do inútil. Mas que os verdadeiros empresários são aqueles que desenvolvem projetos úteis. Misturando as duas áreas, estes dois profissionais acreditam que assim a Filosofia ganha vida.
A sua empresa está em mais de 20 países e compete com os grandes bancos americanos.



Comentários