Da catástrofe ao sonho... A viagem começou!
- Gabinete PROJECT@

- 17 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Quando o COVID apareceu, nunca imaginei que o impacto fosse tão grande.
Cheguei a pensar que ia ficar desempregado... Alguns colegas e amigos ficaram.
Aos poucos, comecei a identificar mudanças. Reuniões, cafés, palestras, cursos, tudo online! Novos negócios. Comecei a receber convites de vários países. Parecia que agora tudo era mais fácil. O número de emails e mensagens nas redes sociais não parava de crescer. Sentia as pessoas próximas.
Um dia, sentado numa esplanada à beira Tejo, olhei para a minha agenda e fiquei assustado. Pela primeira vez na vida, senti que tinha de dizer não a vários convites e, nalguns casos, não ia conseguir cumprir com os prazos definidos.
Tive que tomar decisões e redefinir as minhas prioridades. E o que coloquei em 1º lugar?
As consultas de Aconselhamento Filosófico. As pessoas, a vida das pessoas tinha que vir em 1º lugar! As pessoas estavam a solicitar, cada vez mais, apoio na "gestão dos conceitos e dos projetos". A mudança, o impacto e a criatividade eram agora a porta de acesso a um mundo alterado, não pelo 5G, mas pelo C19. Nos momentos de maior humor, cheguei a pensar que o C19 era primo da IC19, que outrora vivia com N problemas, mas que agora vive tempos de maior tranquilidade.
Depois de muitas viagens no passado, eis que decidi construir um novo mapa e propor à Organização melhor preparada para acolher um desafio com 25 séculos de história. Espreitei os castelos mais emblemáticos do planeta, e decidi convidar, para o manjar real, representantes de Itália, da Roménia, de Espanha, do México e do Brasil. Nos Paços da Academia, uma equipa de Guerreiros sonhadores e com provas dadas no mercado das ideias.
Hoje esteve frio no Largo do Camões, o dia um pouco cinzento, mas as nossas almas... nunca estiveram tão coloridas.
Inspirado em grandes personalidades da história civilizacional, avançámos para o claustro, onde encontrámos Boécio, que desenhou ideias numa das fases mais difíceis da sua vida - a passagem pela prisão, tendo escrito "As Consolações da Filosofia", depois de uma vida dedicada à política e à tradução de livros de grande Filósofos. Ao fundo do corredor vimos Sócrates, que nunca escreveu nada, mas que foi condenado à morte, devido a acusações várias, desde heresia, traição política, manipulação e poder de influência, etc. No centro, também vimos Aristóteles, o pai da Ética e da Felicidade, que também esteve para ser preso, não tivesse fugido...
O meu pensamento ficou focado nos inúmeros exemplos de Filósofos que tiveram grandes obstáculos na vida, mas que sempre lutaram pelos seus princípios e pelas suas visões do mundo.
Mais próximo da nossa época, Viktor Frankl viveu 3 anos em Campos de Concentração Nazi, onde escreveu "O Homem em busca de Sentido".
Muitas conclusões poderíamos retirar! 25 séculos de História, personalidades resilientes, autónomas, criativas, disruptivas, criadores de mundo, best-sellers... Tudo o que as empresas procuram, mesmo aquelas que ainda não se aperceberam!
Já em 2020, uma importante órgão de comunicação social espanhol, publicava uma notícia sobre a nova tendência - a contratação de Filósofos. Veja AQUI. Foi criada a figura profissional do Chief Philosophy Officer. Veja AQUI. "O que faz um Filósofo na Google? Veja AQUI. "O que pode fazer um Filósofo na tua Equipa?" Veja AQUI. "A Filosofia e os CEO". Veja AQUI.
E você? Quer fazer parte da História e ajudar a mudar o mundo?
Para iniciar a viagem, clique AQUI



Comentários