top of page

A empresa PROZIS tem um "Rei-Filósofo"



A expressão "Rei-Filósofo" remonta a Platão e ao seu livro "A República".


E sabemos que a experiência aconteceu mesmo! Os Filósofos foram Reis por algum tempo.


Quando vi, pela primeira vez, o Perfil de Linkedin de Miguel Milhão (veja AQUI), CEO da Prozis, pensei que fosse apenas sentido de humor. Mas depois de ler a entrevista à Revista Sábado (leia AQUI), fui explorar mais um pouco e percebi que afinal a imagem de "Rei-Filósofo" é mesmo um assunto sério.


Segundo Platão, "Rei-Filósofo" é um conceito de governante inteligente e credível, mas com um estilo de vida simples.


De facto, na secção "Sobre", Miguel Milhão descreve a sua vida de uma forma bastante simples, objetiva e pragmática.


Miguel Milhão tem quase 13.000 seguidores no Linkedin. Mas na entrevista à Revista Sábado, Miguel disse que não tem interesse em aparecer na comunicação social.


Se aprofundarmos ainda mais a teoria de Platão, encontramos a alegoria do navio, onde fica claro que o líder tem de ter uma visão sistemática da vida, ou seja, uma Filosofia. Só assim poderá ter sucesso na "arte de governar".


Poderíamos explorar agora a ideia que parece ser a nova tendência: Investir numa Filosofia Organizacional, mais humanista, preocupada com a felicidade dos colaboradores/pessoas e com a forte crença de que esse mindset vai trazer melhores resultados e sustentabilidade.


A Université de Paris ofereceu um curso sobre "Corporate Philosopher", vários livros têm explorado o tema e o número de consultores também tem aumentado.


Continuando... É muito provável que a teoria de Platão tenha desafiado o CEO da Prozis a estudar, entre 2013 e 2017, na licenciatura de Filosofia da Universidade do Minho.


No Perfil de Linkedin ficamos a saber também que Miguel Milhão tem olhado para o trabalho de Simon Sinek, um expert em motivação de pessoas.


Um aspeto curioso é quando chegamos à secção de "Formação Académica". Ao ler a referência à Licenciatura em Economia (Universidade do Minho), Miguel Milhão disse que teve de desistir, pois era demasiado "boring".


Os seus primeiros passos no mundo empresarial foi a ajudar os pais na sua empresa, Milhão & Milhão, Lda. Estávamos em 2000/2001.


A quantidade de projetos que Miguel Milhão desenvolveu entre 2007 e 2014 é impressionante. Imediatamente, fui transportando para a minha definição de Felicidade. E gostava de perguntar-lhe: "Miguel, és feliz?" (Tenho quase a certeza que sim...)


E vai ser AQUI (pode clicar para ver o que estamos a construir em Portugal) que lhe vou perguntar.


Em breve, partilharei mais novidades.


Conto consigo?


Lisboa, 19 de julho de 2021.


Jorge Humberto Dias (CEO do Gabinte PROJECT@)

58 visualizações0 comentário
bottom of page