“Crescer Feliz – uma disciplina curricular no 1.º CEB" em Torres Vedras - por Glória Alves
- Jorge Humberto Dias

- 18 de set.
- 2 min de leitura

A disciplina “Crescer Feliz” é uma oferta curricular obrigatória para os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escola Henriques Nogueira, em Torres Vedras.
Esta foi criada no âmbito da autonomia curricular das escolas (cf Decreto-Lei n.º 55/2018 e Portaria n.º 223-A/2018). Surgiu como resposta aos relatos dos professores titulares de turma, que, nos últimos anos, têm diagnosticado, como principais dificuldades dos alunos à entrada no ensino básico, a identificação e expressão de emoções, bem como as relações inter e, consequentemente, intrapessoais, o que se reflete nas aprendizagens académicas.
Foi então criado um grupo de trabalho, com docentes do 1.º CEB, para apresentarem uma proposta ao Conselho Pedagógico, para uma disciplina que fosse ao encontro da superação destas dificuldades.
Assim, foi implementada esta disciplina no início do ano letivo 2024/25, dando continuidade este ano, tendo sido analisados os feedbacks dos professores, alunos e encarregados de educação sobre a importância e resultados da mesma.
Esta disciplina tem como objetivos principais promover o bem-estar emocional e a saúde mental das crianças, desenvolver competências socioemocionais, como empatia, resiliência e gestão emocional, e integrar atividades de saúde mental no currículo escolar, promovendo a interdisciplinaridade.
As atividades são orientadas pelo professor titular (sendo que na planificação existem sugestões, tendo também sido disponibilizados alguns recursos), com uma carga horária de 1h/semana. No entanto, na maioria das vezes, as atividades são realizadas em articulação com outras disciplinas. Salienta-se ainda que são realizadas atividades que envolvem alunos de todos os anos de escolaridade.
Acreditamos que esta disciplina promove a felicidade, fomentando o auto e hetero conhecimento. Os resultados da sua implementação são visíveis e bastante positivos.
Crescer feliz na escola, um direito de todos!





Comentários