
No âmbito dos trabalhos do nosso Projeto, a professora Leonor Haydée Viegas (Universidade do Algarve) decidiu desenvolver a linha de investigação sobre Educação, com uma abordagem às Happy Schools.
No passado mês de julho apresentou a sua investigação aos 28 diretores de escolas que participaram na Formação sobre Happy Schools, organizada pela parceria Direção-Geral de Administração Escolar/Instituto Universitário Atlântica.
Se quiser responder ao Questionário de Investigação, clique AQUI.
Neste momento, a investigadora está a entrevistar diversas personalidades, com o objetivo de refletirem em conjunto sobre o tema. Todas as entrevistas estão disponíveis na Página de Facebook (AQUI) e no Canal de Youtube (AQUI).
Mais de 2200 pessoas viram a 1ª edição, que está disponível AQUI.
Uma das rubricas do seu projeto é perguntar às pessoas pelas "Memórias mais felizes da sua infância na Escola". Se quiser participar, basta visitar a Página de Facebook e responder ao desafio. Se preferir, também pode enviar um email para: happyschoolsportugal@gmail.com
Posto isto, gostava de explicar um pouco melhor as minhas referências.
- A professora Helena Lindo foi sem dúvida aquela que mais me marcou durante a minha passagem pela Escola. Lecionava português e tinha um carisma fora do comum. Tinha uma estatura baixa e a sua voz era bastante calma. Até hoje, nunca consegui perceber qual era o seu método, mas a verdade é que as suas aulas tinham um silêncio absoluto. Os alunos trabalhavam todos. Nunca vi a professora sorrir. Tratava todos os alunos por "você". Foi com esta professora que aprendi o rigor, o foco e a resiliência. 3 aspetos essenciais na minha carreira e na minha vida atual.
- O professor Jorge Almeida nunca foi meu professor de Educação Física, mas no Desporto Escolar foi um dos principais responsáveis pela minha longa carreira de prática desportiva. Com ele aprendi a ser solidário, a trabalhar em equipa, a lutar pelos meus objetivos.
- O professor António Dias, que ainda hoje está no ativo, ensinou-me a paixão pela investigação, o poder da argumentação, a importância de ter uma visão do mundo, sustentada no conhecimento e no diálogo interdisciplinar. Nas suas aulas de Filosofia, tive a oportunidade de sentir o entusiasmo dos debates e do pensamento crítico e criativo. Hoje tenho uma carreira feliz em Filosofia. Como estou grato.
Por tudo isto, considero importante desenvolver o Modelo da UNESCO para as Happy Schools, tentando sempre enriquecê-lo com o contributo de outras abordagens teóricas, como por exemplo, o trabalho de Julián Marías, Nel Noddings, etc.
Lisboa, 08 de agosto de 2021.
Jorge Humberto Dias.
Comments